quarta-feira, 24 de novembro de 2010

OS BENEFÍCIOS DAS SEMENTES DE CHIA




As sementes de chia são um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo, porque são uma excelente fonte de fibra, com antioxidantes e minerais, e a fonte vegetal conhecida mais rica em ômega 3. Ainda mais rica do que a Quinua, por exemplo.
Estas sementes são originárias da planta do deserto Salvia Hispanica, da família da menta, no sul do México. Há sementes cinzentas, castanhas, pretas e brancas. A variedade de sementes brancas é designada como Salba.
As sementes de chia eram um componente das dietas aztecas e maias. A chia representava a ração de sobrevivência dos guerreiros aztecas. Os aztecas pagavam os seus impostos com estas sementes que eram, também, usadas como moeda.
Hoje em dia, estudos científicos provam que a chia proporciona grande número de nutrientes interessantes, de tal modo que esta semente mágica está sendo redescoberta pelos nutricionistas, e com isso ganhando rapidamente uma enorme popularidade.
Atualmente a chia é cultivada para fins comerciais no México, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia.
A chia pertence, como o psílio e a linhaça, às sementes mucilaginosas. Estas sementes são ricas em mucopolis-sacarídeos e constituem uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. Quando coloca-se uma porção de sementes de chia em um copo de água, constata-se que após alguns minutos (aproximadamente 30 minutos) o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso. Estas mucilagens são benéficas para os intestinos. Este gel, ou gelatina, é criado devido à fibra solúvel que contém. Pesquisadores acreditam que este mesmo gel é o fenômeno que ocorre no estômago quando a comida contém este tipo de fibra pegajosa conhecida como mucilagem. O gel criado, quando ingerido, produz uma barreira física, que divide as enzimas digestivas dos carboidratos, isto faz uma lenta conversão de carboidratos em açúcar. Tende a fazer uma digestão lenta e mantém os níveis de açúcar no sangue, a qual pode ser útil na prevenção e controle da diabetes.
Fácil de digerir, a absorção de água na “chia” é uma ajuda importante para a digestão humana. A Chia” amolecida n’água é melhor absorvida e digerida. Em 1997 um Turahumara de 52 anos ganhou a Maratona Nike de 100 milhas, calçando somente suas sandálias feitas em casa.
Por que a semente de “chia” é um alimento de alta energia e resistência? A “chia” é uma completa fonte de proteínas, proporcionando todos os aminoácidos essenciais. Comparada com outras sementes, a de “chia” provê a mais alta fonte de proteínas; entre 19 e 23 por cento do seu peso é proteína. Uma das maravilhas, somente encontrada na “chia”, é a sua habilidade de absorver mais de 12 vezes seu peso de água. Esta habilidade de segurar água, pode prolongar hidratação e retenção de eletrólitos em fluidos do corpo, especialmente durante esforços.




Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário