sábado, 5 de março de 2011

A ação dos Minerais no equilíbrio dos hormônios e manutenção da juventude

Os hormônios são mediadores químicos, que controlam todo o funcionamento de nosso organismo. Com a idade, após os 35 anos, as glândulas endócrinas, produtoras dos hormônios, inexoravelmente diminuem sua produção, causando uma correspondente queda nas funções controladas pelos hormônios.

Os hormônios caem com o tempo, mas eles não caem porque envelhecemos, nós envelhecemos porque eles caem. Sendo assim, é fundamental que adiemos a queda da produção dos hormônios e estimulemos a produção dos mesmos, otimizando o desempenho funcional, desacelerando o envelhecimento, prevenindo as doenças, aumentando a qualidade de vida e longevidade.
Os minerais e as vitaminas são fundamentais para o processo de otimização da produção e ação hormonal. Alguns exemplos:
Tireóide:
Os hormônios dessa glândula controlam a velocidade e o ritmo que o corpo funciona. Cansaço, ganho de peso, desânimo, queda de cabelos, unhas fracas, baixa libido, prisão de ventre e ressecamento da pele são os principais sintomas da queda funcional dessa glândula.
Os Minerais Selênio e Zinco auxiliam na conversão do pré-hormônio tireoidiano tiroxina em seu correspondente ativo a Tirosina (T3).
O Iodo é a matéria prima para a produção do hormônio tireoidiano.
As vitaminas do complexo B, com o apoio dos minerais, auxiliam os receptores celulares dos hormônios tireoidianos a entrarem nas células alvo.

Supra renal:
As vitaminas do complexo B, com o auxílio dos minerais, auxiliam a produção adequada dos hormônios Cortisol, Dihidroepiandrosterona etc., auxiliando no controle do estresse e nas defesas do organismo através do sistema imunológico.

TPM:
Mais de metade das mulheres em idade reprodutiva sofre de Tensão Pré-Menstrual com cólicas, ansiedade, depressão, irritabilidade, cansaço, inchaços, compulsão por doces e dor nas mamas.
Para diminuir esses sintomas, além de exercícios físicos, diminuição de cafeína, chocolate e bebidas alcoólicas, recomenda-se a suplementação com Magnésio, Cálcio, Selênio, Zinco, Vitamina B6 e Vitamina E, principalmente.

Menopausa:
Os minerais exercem um papel fundamental nessa fase da mulher, onde ocorre abrupta queda hormonal e funcional como, enfraquecimento dos ossos, insônia, irritabilidade, cansaço, baixa libido, enfraquecimento de cabelos e unhas, depressão, fogachos etc.
A reposição hormonal indicada hoje em dia é com Hormônios Bioidênticos, que possuem estrutura molecular idêntica aos hormônios do organismo, sendo portanto mais naturais e seguros, não aumentando o risco de efeitos colaterais, principalmente o câncer.
A reposição hormonal bioidêntica é otimizada na presença de quantidades adequadas de minerais. Portanto, para a eficácia dos hormônios em qualquer fase da vida, são necessárias quantidades adequadas de minerais para saúde, longevidade e qualidade de vida.
Fonte: Mundo Verde - Março 2011 - Dr. Jorge Jamili - Presidente da Regional Sudeste do Colégio Brasileiro de Medicina Antienvelhecimento e Professor da pós-graduação de Medicina Antienvelhecimento da UNIP



Nenhum comentário:

Postar um comentário